Jornacitec – Diretrizes para autores

1. DIRETRIZES PARA AUTORES

Somente o autor correspondente deverá realizar o cadastro no portal da Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu (JORNACITEC). Caso haja mais de um autor, o correspondente deverá incluí-los no processo de submissão dos manuscritos (metadados). Serão permitidos, no máximo, 6 autores por artigo submetido. Verifique o tutorial de submissão para realizar, com sucesso, a submissão de seu trabalho pelo sistema.

É extremamente importante a inclusão correta dos metadados (nomes e contatos dos autores dentre outras informações) no momento da submissão do trabalho. Essas informações serão utilizadas para gerar os certificados. Se o autor não preencher o nome de todos os autores no sistema, os certificados serão gerados somente com o nome dos autores que foram cadastrados no sistema. Dados cadastrados incorretamente pelo autor, não serão corrigidos no certificado, posteriormente ao evento.

Após a submissão do trabalho, toda a comunicação com os autores será realizada via sistema de submissão. Confira sempre que possível o status de seu trabalho. No caso de esclarecimento de dúvida via e-mail ([email protected]), informar o número de identificação (ID), título e autores do trabalho.

A Comissão Organizadora versará de forma consultiva, educativa ou até proibitiva sobre os casos que julgar não fomentar a pesquisa científica. Os manuscritos que evidenciam nomes de empresas, dados ou informações que envolvam sobretudo aspectos éticos, devem ser acompanhados de um termo de aprovação para a divulgação das informações, assinado pelo responsável da empresa, que permitiu a realização da pesquisa, e por todos os autores, o qual deverá ser anexado em “documentos suplementares” no sistema de submissão da Jornacitec.

Os conceitos e afirmações emitidas nos trabalhos científicos são de exclusiva responsabilidade dos autores. Contudo, a Comissão Organizadora reserva-se no direito de solicitar ou sugerir modificações no texto original.

Toda pesquisa envolvendo seres humanos ou animais deve ter aprovação prévia do Comitê de Ética da instituição de origem. Nesses casos, o número do protocolo no Comitê de Ética deve ser mencionado no trabalho.

Serão aceitos Resumos Expandidos (destina-se a trabalhos de pesquisa CONCLUÍDOS, os quais serão apresentados em forma oral ou pôster, conforme parecer da Comissão Organizadora) e Resumos Simples (destina-se a trabalhos de pesquisa EM ANDAMENTO, com resultados parciais, os quais serão apresentados em forma de pôster). Serão aceitos trabalhos de revisão de literatura desde que na forma de Resumo Expandido. Dimensões do pôster (lona com cordão: 0,6 m de largura x 0,9 m de altura).

 2. FORMA E PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS

O manuscrito submetido para publicação deverá ser digitado em processador de texto em formato .DOCX, encaminhado via sistema de submissão, obedecendo às especificações a seguir e ao modelo disponibilizado no site:

Papel: formato A4.

Espaçamento do texto: em coluna simples, com espaço entre linhas de 1,5 cm.

Margens: 3,0 cm de margens esquerda e direita; margens superior e inferior com 2,0 cm, orientação retrato.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

Parágrafos: Alinhamento justificado e deslocamento especial na primeira linha de 1,25 cm.

Número de páginas: resumo expandido de 4 a 8 páginas; resumo simples de 300 a 500 palavras.

Tabelas: devem fazer parte do corpo do artigo e ser apresentadas no módulo tabela do Microsoft Word. Essas devem ser elaboradas apenas com linhas horizontais de separação no cabeçalho e ao final das mesmas, evitando o uso de palavras em negrito e coloridas, as quais devem ser ajustadas automaticamente à janela. O título deve ficar acima e centralizado. Exemplo de citações no texto: Tabela 1. Investimento econômico-financeiro (sem ponto final após o texto). Em tabelas que apresentam a comparação de médias, segundo análise estatística, deverá haver um espaço entre o valor numérico (média) e a letra. As unidades deverão estar entre parênteses. As tabelas diferem dos quadros por apresentarem somente linhas horizontais, diferentemente dos quadros, que são fechados.

Gráficos, Figuras e Fotografias: devem ser apresentados em preto e branco ou em cores (se necessário), nítidos e com contraste, inseridos no texto após a citação dos mesmos, com resolução de 300 dpi. O título deve ficar acima e centralizado. Exemplo de citações no texto: Figura 1. Investimento econômico-financeiro (sem ponto final após o texto).

Fórmulas: deverão ser feitas em processador que possibilite a formatação para o programa Microsoft Word, sem perda de suas formas originais e devem ser alinhadas à esquerda e numeradas sequencialmente à direita.

Nomes científicos: devem ser escritos por extenso e em itálico.

3. CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS NO TEXTO

Citações bibliográficas serão feitas de acordo com a NBR 10520 da ABNT, de 2002, usando-se o sistema “autor-data”, conforme os seguintes exemplos:

  1. a) Se início de frase, Silva (2005), ou se final de frase, (SILVA, 2005).
  2. b) Se início de frase, Pereira e Silva (2010), ou se final de frase, (PEREIRA; SILVA, 2010).
  3. c) Havendo mais de três autores, é citado apenas o sobrenome do primeiro, seguido de et al. (em itálico): Se início de frase, Rossi et al. (2008), ou se final de frase, (ROSSI et al., 2008).

4. REFERÊNCIAS NO TEXTO

Todas as citações mencionadas no texto devem ser relacionadas na lista de Referências, seguindo a NBR 6023 da ABNT de 2018. Não é permitido a citação de trabalhos não-publicados e comunicação pessoal. Recomenda-se que 70% das referências tenham sido publicadas nos últimos 10 anos. Recomenda-se também que pelo menos 50% das referências sejam de periódicos e que o trabalho tenha ao menos 5 referências. Devem ser digitadas em fonte tamanho 12, espaço simples, com alinhamento somente à esquerda, em ordem alfabética e separadas umas da outras também por uma linha em branco com espaço simples. Exemplos:

4.1. Artigo de periódico:

BERNARDO, R. D.; NARDI JUNIOR, G.; MARTINS, E. A. Nutrição do potro em crescimento. Tekhne e Logos, v. 11, n. 2,  p. 27-35, 2020. Disponível em: http://revista.fatecbt.edu.br/index.php/tl/article/view/643/411. Acesso em: 30 abr. 2021.

4.2. Livro:

MACHADO, C. C.; LOPES, E. S.; BIRRO, M. H. B. Elementos básicos do transporte florestal rodoviário. Viçosa: UFV, 2005.

4.3. Capítulo de livro:

NOGUEIRA, E. Análise de investimentos. In: BATALHA, M. O. (org.) Gestão Agroindustrial. 5. ed. São Paulo, SP. Atlas, 2009. p. 205-266.

4.4. Dissertação e Tese:

FRANCIA-FARJE, L. A. D. Performance reprodutiva e avaliação morfofisiológica cardíaca materna, e desenvolvimento embriofetal de ratas normais e com sobrepeso expostas à sibutramina. 2010. 99 f. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Estrutural) – Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas, , Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/318064. Acesso em: 30 abr.2021.

4.5. Trabalhos de Eventos Acadêmicos (congressos, jornadas, simpósios etc.):

SILVA, T. H.; OLIVEIRA, P. A.; Aspectos dos usos da hidrovia como modal para transporte de cargas. In: JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 9., 2020, Botucatu. Anais […]. Botucatu: Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2020. p. 1-8. Disponível em: http://www.jornacitec.fatecbt.edu.br/index.php/IXJTC/IXJTC/paper/viewFile/2266/2722. Acesso em: 30 abr. 2021. 

4.6. Trabalhos de conclusão de curso ou monografias: não aceitos.