Jornacitec – Apresentação de trabalhos

Ressaltamos que, devido as recomendações de distanciamento social e protocolos sanitários do Covid-19 ainda estarem mantidos, o mesmo será realizado em forma remota. Após a divulgação da programação completa com os trabalhos aprovados e datas de apresentações, acesse o menu “programação” para consultar sua data de apresentação.

Somente um dos autores poderá apresentar o trabalho. Não será permitida a apresentação por mais de um autor ou de alguém que não esteja indicado como autor do trabalho.

Os trabalhos selecionados para apresentação em pôster deverão enviar seus pôsteres digitais para o evento, assim como gravar um vídeo com sua apresentação.

Não serão emitidos certificados de apresentação para os trabalhos que não forem apresentados durante o evento.

RESUMOS EXPANDIDOS – APRESENTAÇÕES ORAIS

As apresentações orais serão realizadas de forma síncrona ao evento, através de uma plataforma específica que julgamos ser muito intuitiva para os usuários. As apresentações orais serão em tempo real com tempo máximo de 10 min por trabalho, sendo até 7 min para explanação e 3 min para questionamento dos participantes, e ocorrerão na sequência publicada na programação completa. Caso os demais participantes tenham perguntas que excedam o tempo delimitado, a plataforma permitirá a interação diretamente entre os usuários após a apresentação.

Na semana anterior ao evento, divulgaremos um tutorial de como utilizar as ferramentas da plataforma, bem como, disponibilizaremos um plantão de dúvidas para os autores que necessitarem de informações adicionais. Não deixe de acessar o site para conferir todas as informações.

Para consultar o modelo padrão de apresentação da 10ª Jornacitec, acesse a aba “modelos” em nosso site.

Consultas futuras poderão ser realizadas após o encerramento. Disponibilizaremos as gravações do evento em nosso site e também no canal da Fatec Botucatu no Youtube (inscreva-se no nosso canal: Clique aqui). Ressaltamos que instabilidades podem ocasionar a não disponibilidade de algumas gravações.

RESUMOS SIMPLES – APRESENTAÇÕES DE PÔSTERES

As apresentações de pôsteres serão realizadas de forma assíncrona ao evento, isto é, os autores deverão enviar os arquivos anteriormente ao início do evento.Os pôsteres deverão ser enviados em formato digital (com alta resolução) juntamente com um vídeo de até 3 min com uma breve apresentação do trabalho. Consulte a data limite em nosso site no menu “datas importantes”, para que haja tempo hábil de publicar no site oficial.

Os pôsteres ficarão disponíveis no site do evento (www.fatecbt.edu.br/jornacitec), semelhante aos murais do evento presencial, mas nesse caso como “murais virtuais”, assim os participantes poderão navegar pelos diferentes trabalhos e obter uma explicação resumida através do vídeo disponibilizado pelos autores.

Resumo do tópico:

  • Envio do pôster em JPG ou JPEG com alta resolução;
  • Envio do vídeo de até 3 min com a apresentação (link para que a comissão científica faça o download);
  • Faça o envio do pôster e link do vídeo para: [email protected], não esquecendo de informar o ID do trabalho no assunto do email.

INSTRUÇÕES PARA O PÔSTER DIGITAL

O pôster digital deverá ser enviado como imagem na extensão JPG ou JPEG com alta resolução. Antes de enviar, por favor, verifique se a imagem não está distorcida ou embaçada e confira se é possível fazer a leitura das informações na tela de seu computador.

Consulte o modelo padrão de pôster da 10ª Jornacitec no menu “modelos”.

INSTRUÇÕES PARA O VÍDEO DA APRESENTAÇÃO

Para a gravação do vídeo existem diversas plataformas que fazem a captura da tela de seu computador, desde extensões para o Google Chrome até softwares offline. Sugerimos os seguintes links:

  • Extensão para Google Chrome – Screencastify:

https://chrome.google.com/webstore/detail/screencastify-screen-vide/mmeijimgabbpbgpdklnllpncmdofkcpn

  • Sugestões do canal Techtudo:

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/12/lista-tem-cinco-programas-gratuitos-para-gravar-tela-do-seu-computador.html

  • Sugestões do Canaltech:

https://canaltech.com.br/utilitarios/TOP-5-Melhores-programas-para-captura-de-tela/

Como exemplo de apresentação, um vídeo de poucos segundos passando a ideia central do trabalho:

Para envio do vídeo, devido ao tamanho do arquivo que será gerado, sugerimos que façam o upload nas seguintes plataformas:

  • Youtube – upload com visualização “não listado”:

Faça o carregamento do arquivo em um canal do Youtube e selecione a visualização não listado, assim, somente as pessoas com o link do vídeo terão acesso. Anexe esse link juntamente com o pôster digital no e-mail que será enviado ao evento.

  • Wetransfer (https://wetransfer.com/) – envio do arquivo de forma direta:

A plataforma web permite o envio de arquivos com o tamanho de até 2 GB, gratuitamente. Preencha as informações solicitadas no site e transfira seu arquivo. Preencha seu próprio email como destinatário e ao final do carregamento do arquivo no site, este enviará um link para download do vídeo. Anexe esse link juntamente com o pôster digital no e-mail que será enviado ao evento.

Também, poderão ser utilizadas outras plataformas de armazenamento na nuvem como Onedrive, Google Drive, entre outras. Não esqueça de gerar um link compartilhável, para que possamos fazer o download do vídeo. Anexe esse link juntamente com o pôster digital no e-mail que será enviado ao evento.