Pesquisa e Extensão

logo transparente

 

A Faculdade de Tecnologia de Botucatu (FATEC-BT) iniciou suas atividades didáticas em setembro de2003 com os cursos de Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios e Tecnologia em Logística para Gestão de Transportes e de lá para cá a quantidade de cursos aumentou de dois para cinco, juntamente com o aumento da quantidade de professores. Hoje, o quadro docente da FATEC-BT é composto por 9 graduados, 10 especialistas, 25 mestres e 20 doutores, os quais contribuem de forma decisiva para a qualidade de ensino, pesquisa e extensão em nossa instituição.

A cada semestre, monografias são apresentadas para conclusão do curso, muitas das quais fruto de pesquisa do docente. No entanto, a ausência de um órgão que centralize as atividades de pesquisa, que gerencie a produção e que estabeleça metas de publicação, permite que as atividades de pesquisa se processem de forma fragmentada e dispersa, não contemplando a interdisciplinaridade dos assuntos abordados em sala de aula. Nesse sentido, fez-se necessário a criação da Coordenação de Pesquisa e Extensão ( COPE ) na FATEC-BT para nortear os rumos de pesquisa em nossa instituição, estabelecendo normas para alcance da qualidade na produção científica.

A criação do COPE tem impacto na vida acadêmica da instituição, criando relações profissionais e de amizade entre professores e alunos pautados no conhecimento, na experiência e na ética profissional.

O COPE mantém e gerencia programas de iniciação científica e tecnológica com o objetivo de amadurecimento da postura ética e profissional  e profissional do corpo discente diante de observações e desenvolvimentos tecnológicos. Os alunos poderão levantar e testar hipóteses, dimensionar experimentos, confrontar resultados experimentais com teoria, além de treinarem e aperfeiçoarem a redação científica. Os programas de iniciação científica e tecnológica poderão ser financiadas por órgãos de fomento como o CNPq e a FAPESP, servindo de motivação para continuidade dos estudos e das pesquisas.

O reflexo da atuação do COPE será o aumento da qualidade e da quantidade de produção científica, traduzida em artigos científicos publicados em revistas de impacto e em congressos, simpósios e encontros científicos que, consequentemente, melhorarão os níveis de indicadores de qualidade da instituição.

Busca-se, portanto, incentivar o desenvolvimento e a transferência de tecnologia nacional, tornado o país competitivo no cenário internacional. Convênios poderão ser firmados entre universidades, pólos tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa no sentido do intercambio de informações para avanço da ciência.

O COPE tende a fortalecer o compromisso de qualidade da FATEC-BT,colocando-a em posição de destaque no cenário do ensino, da pesquisa e da extensão em nosso país.

 

Dúvidas e informações adicionais poderão ser encaminhadas para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Prof. Dr. Geraldo de Nardi Jr

Coordenador do COPE