Open Conference Systems, V JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
COMPARATIVO DE FERRAMENTAS OPEN SOURCE PARA GERENCIAMENTO DE REDE
Simone Fernandes Moreto, Henrique Pachioni Martins

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


Após a evolução tecnológica e a produção de computadores em larga escala, o seu uso tornou-se imprescindível na realização dos mais diversos afazeres, surgindo assim, a necessidade de trocas e atualizações de informações de maneira rápida, eficiente e segura. (FRANÇA, 2010).

Atualmente, existe em um ambiente empresarial inúmeros dispositivos que compõem a rede, e com isso, o controle e a gerência desses ativos (sejam eles físicos ou lógicos), faz-se fundamental, afim de assegurar um certo nível de qualidade de serviço. (LOPES; SUAVÉ; NICOLLETTI, 2003).

O ato de gerenciar/monitorar está presente corriqueiramente no cotidiano do ser humano. Pode-se tomar como exemplo os sistemas automobilísticos, onde exibem diversas notificações aos motoristas, como nível de combustível, de temperatura, bateria a fim de evitar qualquer imprevisto. (TEIXEIRA; TEIXEIRA; SILVA NETO, 2014).

Considerando o gerenciamento de rede, também é possível agir com pró-atividade utilizando o protocolo padrão de gerenciamento de rede que opera na camada de aplicação, o SNMP (Simple Network Management Protocol).

Para a coleta de dados gerenciais dos ativos da rede, o SNMP utiliza o conceito de gerente e agente, onde os agentes são controlados por um pequeno número de gerentes, com o objetivo de monitorar dispositivos de diferentes fabricantes e em diversas redes físicas. (FOROUZAN, 2008).

Portanto, tomando ciência da necessidade de se realizar a implementação de uma ferramenta de gerenciamento de rede em um ambiente empresarial, foram selecionados três softwares open source que possibilitassem implementar, comparar e identificar os pontos relevantes de cada um deles. Para essa comparação foram utilizados o Zabbix, Cacti e The Dude.

Dentre as características avaliadas estavam a facilidade de download da ferramenta, a acessibilidade da documentação, o grau de dificuldade da implementação, a disponibilidade em diversas plataformas, o recurso de busca automática de dispositivos e mapa da rede, a diversidade dos relatórios e meios de notificação, além de sua interface gráfica.

Sendo assim, foi possível verificar que, apesar de cada uma das ferramentas terem suas particularidades, as três obtiveram um bom desempenho, porém a ferramenta Zabbix obteve um pequeno diferencial e sobressaiu-se frente as demais. Portanto, o que irá realmente determinar a escolha de uma delas para a implementação em uma corporação, é a necessidade da empresa de acordo com cada detalhe minucioso que a ferramenta pode lhe proporcionar.


Texto completo: PDF