Open Conference Systems, V JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
CARVÃO VEGETAL COMPACTADO ECOLÓGICO
Sandro Lima Camargo, Luis Filipe Navarrete Oliveira, Miguel Yoshihico Mizobuchi, Silvia Panetta Nascimento

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


Atualmente o carvão convencional é um produto praticamente sem concorrentes em sua função, principalmente no uso doméstico, entanto, sua produção está associada com vários problemas a começar pelas questões ambientais, pois além da alta emissão de poluentes na atmosfera, quase metade da matéria-prima usada na sua produção é proveniente de mata nativa.

O produto disponível no mercado raramente apresenta rastreabilidade, o que dificulta identificar empresas que não utilizam de tais práticas. Um produto que pode substituir o carvão convencional é a lenha, porém possui pontos negativos em relação a suas propriedades, como alta umidade, o que resulta em fumaça em excesso, característica não apreciada no uso doméstico.

Nessa produção o aproveitamento de subprodutos é reduzido e também não existem ações de marketing nesse segmento de mercado, talvez pelo fato de haver pouca diferenciação entre as marcas e produtos disponíveis.

Analisando essa situação, buscou-se desenvolver um produto diferenciado, que use resíduos de outros processos industriais e apresente maior valor agregado em função de maior qualidade e diferenciação.


Texto completo: PDF