Open Conference Systems, IV JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
MEDIDAS DE SIMILARIDADE UTILIZANDO CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU
Lívia Paschoalino de Campos, Farid Sallum Neto, Lilian Cristina Trevizan Felipe, Carlos Roberto Padovani

Última alteração: 2015-09-23

Resumo


A Análise Multivariada tem sido muito utilizada nas diversas áreas do conhecimento científico; isso se deve ao avanço computacional nas últimas décadas e também ao amplo interesse em analisar conjuntamente um número grande de variáveis relacionadas entre si em um conjunto de dados. Sua utilização busca compreender mais facilmente a estrutura de variação dos dados e possibilitar o aprofundamento e interpretações contida nos dados. (JOHNSON E WICHERN, 2007)

O presente estudo considera cinco grupos formados anteriormente por meio da Análise de Agrupamento envolvendo variáveis relacionadas a qualidade da água distribuída no município de Botucatu-SP pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Para estes grupos procurou-se utilizar diferentes coeficientes de dissimilaridade para avaliar quais grupos são mais semelhantes ou dissemelhantes entre si. Para isso, três diferentes coeficientes de dissimilaridade, também chamados de medidas de parecença, para quantificar a proximidade entre os cinco grupos estudados dois a dois foram utilizados. (MINGOTI, 2005)

Neste sentido, objetivou-se buscar as proximidades entre os dez pares de agrupamento e ainda, verificar a concordância das distâncias existentes entre eles, pelos três procedimentos realizados.


Texto completo: PDF