Open Conference Systems, IV JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DO VOLUME DE CALDA APLICADO NA SOBREPOSIÇÃO DAS FAIXAS TRATADAS COM HERBICIDA NA CULTURA DE CANA-DE-AÇÚCAR
Edilson Aparecido de Lima, Gustavo Kimura Montanha

Última alteração: 2015-09-22

Resumo


A gestão na agroindústria visa à maximização do lucro segundo Callado (2011) e o gestor tem como principais funções, planejar, controlar, decidir e avaliar os resultados.

Para Souza, Lourenzani e Queiroz (2010), os defensivos agrícolas são produtos que propulsionam a agricultura e é um fator importante na manutenção de altas produtividades, mas as abordagens econômicas e ambientais deverão ser analisadas. Assim, a sobreposição de herbicida aplicado no sistema de barra total na cultura de cana-de-açúcar (Saccharum spp.), aumenta o custo da produção e tornando um precedente para estudos.

Segundo Ferreira (2010), diante da proibição da queima da palha da cana-de-açúcar, foi modificada a forma de colheita no setor sucroenergético na ultima década, e para se adaptarem a legislação foi introduzida à colheita mecanizada. Porém os canaviais não eram projetados para tal operação, o espaçamento das entrelinhas era menor que a do eixo da colhedora, proporcionando o pisoteio da soqueira e tendo como consequência a diminuição da longevidade do canavial.

Este sistema de colheita tem resultado em modificações nas técnicas de cultivo, como o uso de maiores espaçamentos nas entrelinhas, tornando as operações de tratos culturais da cana-de-açúcar complexas e onerosas, sendo o controle das plantas daninhas a que mais eleva os custos e também é considerada a de maior complexidade, devido às varias decisões que devem ser tomadas, como a escolha do produto adequado, fase que esta a cultura, nível de infestação, etc.

Os herbicidas são uma subclasse dos defensivos agrícolas, que atualmente representa a principal forma utilizada para combater as plantas daninhas da cultura de cana-de-açúcar, mas para que o produto tenha efeito é preciso utilizar a tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários (FRANCONERE, 2010).

Na aplicação de defensivos agrícolas no sistema de barra total, que faz o tratamento em várias entrelinhas ao mesmo tempo. O equipamento pulverizador não é projetado para todos os espaçamentos de entrelinhas dos canaviais, esta diferença gera a sobreposição de produto aplicado e consequentemente aumenta o custo de produção e dos resíduos tóxicos ao meio ambiente.

Este estudo teve como objetivo avaliar o tempo operacional para realizar a aplicação de herbicida em um hectare e o consumo de calda na sobreposição de um trator agrícola com comprimento de 15,5m de barra pulverizadora.


Texto completo: PDF